segunda-feira, setembro 05, 2005

a língua dos nossos sonhos II

a língua de Pessoa... de Camões... de Júlio Dinis... de Camilo Castelo Branco... e para sempre minha...
ainda pronuncio algumas palavras quando a cabeça é tranquila, quando estou calma... porque passo o dia a falar á Shakespeare na terra de Vondel (escritor flamengo...) e quando chego a casa, onde poderia relaxar... raciocínio na língua de Manzoni... e lá no fundo, bem no fundinho penso em português...

mas aos sábados, no supermercado da sra.maria... ah pois sim, ah pois é... ali sim que se fala à Camões, proclamam-se poemas e contos de outros tempos... ali sim que dá gozo dizer palavras como "muito bom dia"... "dê-me lá uma bica"... "hoje veio o expresso? veja lá se mo guarda para a proxima"... e ainda mais poético ouvir "ó menina, sabe como se diz febras em flamão?"... e aí é que a coisa vai mal... em flamão???????????????
primeiro, não sei dizer febras em nenhuma outra língua, a febra é nossa!
segundo... muito menos numa língua que não exixte!!!!! FLAMÃO??? a minha mãe diz que eu tenho que os corrigir... mas venha lá ela corrigir 100 tugas emigrados há 40 anos!!!!... quando cá vieres mãe... vais lá comigo... nel fratempo... é flamão e acabou-se...

enfim... como sempre coisas de emigrante
html hit counter
Get a free hit counter here.