domingo, novembro 05, 2006

inductions

Nem 8 nem 80, é o que se costuma dizer. Se no outro atelier me queixava de falta de apoio, neste tenho a triplicar. Fazem de tudo, até o pino, para nos fazer sentir bem e facilitar a nossa integração. Levam mesmo a sério, a um nível profissional, essa tarefa de transformar o meu dia numa experiência agradável. Dão-nos este mundo e o outro e nós, todos contentes, produzimos mais: é justo. Não nos contrariam, tratam-nos nas palminhas!...
Como? Com muito boa disposição - tipo Truman show em que fazemos parte de uma engrenagem calculada ao milímetro- e a chave do sucesso são as inductions, montes delas, em que juntam os novatos para socializar e alguém muita maluco e cativante a explicar com grande descontracção as mil e uma tarefas e procedimentos que temos de cumprir.
Uma para a segurança, uma para a biblioteca e arquivo, outra para preencher as folhas de horas, e em todas elas referem as "grandes vantagens de pertencer ao Social Club" do atelier. Têm mesmo orgulho naquilo!
A primeira:"Segurança e saúde". Fiquei a saber que temos um "marshal" por piso responsável por nós e devemos-lhe obediência. No meu piso é uma, e foi ela que com um "Fock" a seguir a cada palavra lá terminou ao fim de hora e meia a folhear os três manuais que temos de possuir, mais "fokin"this-"fokin" that, por dizer que se nos metermos em alhadas estamos "**didos".
Claro que ao fim de 5 minutos a única coisa que me ocorria para não adormecer era fixar a sua camisa com um padrão floral em tons de roxo - debaixo de um colete felpudo e largo à bombeiro-, e quando "acordei" estava-se a discutir a festa de natal, que deve ser bombástica a julgar pelos episódios de festas passadas e pela descrição da maneira de dançar do não-sei-quantos do andar de baixo. Beber até cair e de graça, é para eles a versão terrestre do paraíso.
Parece que nunca estou contente, mas o que eu estou mesmo é "deslumbrada" com tanta perfeição e confesso que até desconfiada. Parece bom demais para ser verdade, e como o português está sempre com a pulga atrás da orelha, eu que vinha toda entusiasmada com os outros e aquilo deu para o torto, quero ver se é desta!...
Mas como o trabalho não é tudo - mas ocupa grande parte do meu dia-, digo-te o resto corre bem e recomenda-se. Ainda não tenho net porque para reactivar a linha de telefone tenho de pagar cento e tal euros e ando a investigar a "broadband". Desta semana não passa!
A lobita já se foi, com uma proposta de trabalho, e muito indecisa. Entendo-a muito bem. Foi óptimo ter aqui um bocadinho da minha outra vida, que me parece já tão distante apesar de só ter passado um mês. Sim, porque a partir do momento que uma pessoa percebe o que é uma conta para pagar, e se forem 10 ao mesmo tempo em trinta departamentos diferentes pior, a vida muda mesmo! Eu era tão feliz naquele meu "engano da alma ledo e cego"... não é pelo dinheiro, é pelo trabalho que dá ter as coisas, e eu que oiço o meu pai dizer-me isto há 25 anos, de um dia para o outro "fez-se luz". Olha!, até isso, ligar ou desligar a luz ao som do "Click" do interruptor tem outro sentido, e tu já me tinhas dito!
posted by darjeling

3 Comments:

Blogger andrea said...

quando se vive independentemente, a caixa do correio tem outro significado...

e já agora... os postais que aqui tenho para ti... para onde os mando? e para onde te ligo?
ai miuda não te lembras destes pormenores!

11:33  
Anonymous Anónimo said...

ola ritinha!!
coincidencia das coincidencias descobri que escreves neste blog pelo bruno e a joao tb me tinha dito à pouco tempo...ja percebi que andas a viver uma aventura bastante diferente e que apesar de todos os problemas tas a tirar um gozo enorme disso, a ultima vez q falei ctg ainda estavas no mealha...queria apenas deixar te um bjinho e muita sorte para tudo, para ti e para joao...beijos guida

13:38  
Anonymous Anónimo said...

heheh!
Ola guida! tas a ver bicuka? SEm moradas nem telefones apareceu mais uma amiguinha. ESte blog tem sido o meu porto... ainda bem que me fazes continuar! Mas eu juro que vou mandar a morada. Realmente sou a pior!
*

11:33  

Enviar um comentário

<< Home

html hit counter
Get a free hit counter here.