terça-feira, outubro 17, 2006

dear martha

não sei se é do facto que aqui em Antuérpia a primavera esteja presente em vez do tão temido outono... não pelo outono em si mas porque quando este acabar chegará o horrível inverno.
mas dizia eu, a primavera está por aqui a passar férias, de manhã pensa em ir-se embora e deixa que o seu amigo mais frio venha tomar conta de nós, os cachecóis saiem devagarinho das caixas arrumadas lá bem no fundo do armário, e os casacos mais pesados ficam pendurados na noite anterior já fora para apanhar um pouco de ar... mas eu deixo-os ali durante o dia todo, tento ser corajosa e ir trabalhar ainda com o blazer primaveril e acrescento só dois cachecóis para não congelar ás 9:00 da manhã... durante o dia muda tudo, o sol insiste em aquecer-me durante a manhã, entra pela janela devagarinho sem dar conta e até á hora do almoço fico quentinha... pior é quando volto da minha sopinha diária no bar da velhinha que o sol desaparece e entra pela janela do outro lado da sala... aí fico sempre na esperança que não chegue definitivamente o outono... e por enquanto cantar "nossa senhora da conceição, faça sol e chuva não" tem funcionado, talvez a melhor coisa que me ensinaram no colégio s. josé. isto e a jogar ás almofadinhas!
embora esteja esta temperatura quase divinal para quem sabe o quanto vai custar passar os proximos 6 meses (e isto chama-se esperança porque no ano passado o inverno durou 8 meses!) não resisto a sair e passear, ficar em casa em dias como o domingo, é óptimo mas só quando estiverem -7 graus lá fora e quando andar com a Lillo significa por a vida em risco. eu limpei a casa toda (sim ele ajudou... imenso!) no domingo de manhã, desde a aspirar, lavar, tirar o pó, mudar toalhas e lençois, limpar a geleira e cozinhar para esta semana... aliás era o objectivo deste post... a cozinha. sabes que não sou nada apologista de que as mulheres são melhores na cozinha, aliás quanto menos tiver eu que fazer melhor, e adoro saber que alguém cozinha para mim... não tanto a ideia que cozinhe para mim mas que esteja a cozinhar coisas que eu normalmente não faço... quantas vezes eu e a pipinha não pediamos á mãe para telefonar para amigas dela a dizer para irmos lá jantar!!! ai bons tempos! a minha mãe sempre teve "os seus pratos" que inclui bacalhau com natas ( que só ela!), feijoada, açorda (que eu nem consigo cheirar mas aparentemente é das mais famosas de lisboa!) caril, strogonof, bifes queimados e arroz esturricado (enquanto vê o telejornal não há cheiro a queimado que lhe acorde!), enfim tudo coisas ás quais me habituei e até desde que saí de casa ambiciono a fazer igual... NADA! qual igual qual carapuça, sigo as receitas ao mínimo detalhe, e NADA!!! são óptimos os pratos, até os pastéis de bacalhau, as pataniscas, o arroz doce são seguidos ao risco e NADA... são muito bons, mas caramba, devem ser as mãos de mãe, acredito que quando for mãe terei o mesmo jeito e os meus filhos vão-se roer de inveja por não conseguirem fazer igual... embora isto queira dizer que quando for mãe eles prefirirão as iguarias da avó! isto de ser mãe afinal tem as suas desvantagens!
COMUNQUE como diriam os italianos, ando aqui por Antuérpia a descobrir coisas como só eu poderia fazer, á minha maneira, e isto inclui COMER! ora não te asustes mãe mas não disse que ando a comer muito, mas sim a apreciar comer. já ouviste falar na Martha Stewart? pois devias... eu lembro-me de ser pequenina lá nos longínquos mares da California, e vê-la de vez em quando a tentar educar as donas de casa, ou como seria mais estiloso dizer "desperate housewives" como fazer isto ou aquilo, ninguém lá em casa via o programa dela, até porque era um bocado convencida e foi preciso mais 16 anos e uns meses na prisão (ela!) para começar a apreciar os seus dotes! agora convenci-me que o programa vale a pena, nem que seja só para ver os "famous guests" que ela convida e faz passar por maus bocados quando lhes dá objectos de cozinha jamais vistos e também porque talvez na prisão lhe devem ter dado umas boas lições de boas maneiras e anda mais calminha e não levanta tanto o narizinho... também lhe deram o cargo de Manager no "the apprentice" o que a leva a ser ou tentar ser credível como deligente de tarefas e coordenadora de um mega impresa... com isto tudo, devagarinho vai-se tornando na minha fada do lar!
QUERO OS LIVROS DELA! qual Jamie Oliver, qual carapuça, ela é que é uma grande cozinheira, nada de tirar o açucar para meter adoçante, ou chocolate light para fazer brownies!!! nada disso, ela sabe que os ingredientes bons dão coisas melhores!!
QUERO OS LIVROS DELA! porque não há como saber meter ingredientes juntos e saber o porquê
QUERO OS LIVROS DELA! simplesmente porque quero investir na minha csozinha... eu até passo lá muito tempo, mas maior parte das vezes é para limpar, ou então cozinhar coisas que eu já faço de cor! eu adoro seguir receitas... acho que a imagem de alguém que segue passo a passo uma receita é tão tranquilizante... quantas vezes eu e a maninha e a mãe não fizémos bolos ou comidas juntas cada uma com a sua tarefa? ora, imensas, e eu quero isso... não quero automaticamente fazer coisas portuguesas porque tenho obrigação disso, embora sejam de chorar por mais, mas quero saber fazer tudo... e devo confessar que ando a descobrir coisas óptimas, como a comida americana... coitados nisto eu tenho que lhes dar valor, é verdade que não parece mas eles têm uma cozinha tradiocional... no sul e em estados como Maine, Massachussets há coisas excelentes ao paladar... eu quero saber fazer tudo. e como arquitecta quero ter a cozinha maior que a sala, quero que os miúdos façam os trabalhos de casa na mesa da cozinha enquanto eu faço bolachas, quero ler o jornal na cozinha enquanto faço um arroz de pato suculento (não sei fazer!) ai tantas coisas...
ainda be que digo isto com antecedência... pois faltam 57 dias para os meus anos... e outros 69 para o natal... parece-me que estão avisados!


(claro está que não dispenso as habituais meis até ao joelho, as cuecas do continente e algumas coisas daquelas que nunca vou usar!)

4 Comments:

Blogger Filipa said...

Bicuka, EU SEI DO QUE PRECISAS! não é Jamie Oliver, não é Martha Stewart, nem tão pouco livros que qq um deles invente!
tu precisas, precisamente, do que me foi oferecido no passado dia 11, pelas minhas amigas teresa a., jip, clara r. e luisa (desde ja o meu agradecimento público): Curso de Cozinha Vaqueiro!
detalhes: a vaqueiro organiza sessoes de cozinha todas as 5ªfs das 19 às 23h, com um tema diferente cada semana. Nessa sessão cozinhas, convives e comes!!!
Dia 26 de outubro lá vou eu aprender RECEITAS COM QUEIJO!
Isn't that a good thing??? Lol

23:01  
Blogger andrea said...

definitely A GOOD THING! mas eu não consigo ir a esses cursos... por isso
QUERO OS LIVROS DELA!!!!!

09:10  
Anonymous Anónimo said...

Aquelas receitas que eu vos dei
há tempos eram precisamente desses cursos Vaqueiro !!! Lulas com chocolate ... lembram-se !!!

10:51  
Anonymous Anónimo said...

Aquelas receitas que eu vos dei
há tempos eram precisamente desses cursos Vaqueiro !!! Lulas com chocolate ... lembram-se !!!

10:51  

Enviar um comentário

<< Home

html hit counter
Get a free hit counter here.