terça-feira, setembro 26, 2006

"já nada me surpreende"

a mim sim... e muito.
"já nada me surpreende" é o que dizem os minhas tias, primas, avós quando me veêm e quando falamos de assuntos mais profundos como a guerra no líbano, a situação na palestina, a fome, a sida, até simplesmente sobre divórcios, etc... mas eu respondo sempre "eu sim... sempre".
quando era mais pequenina diziam que me surpreendia porque andava sempre nas nuvens, e quando descia á terra, mais precisamente nas refeições, ficava sempre muito surpresa com o que ouvia. nem notícias, nem cusquices eram para mim, não me interessavam nem fazia questão que me incluíssem nas conversas.
mas agora... confesso que ando mais atenta, mais curiosa, não passo sem jornais, revistas, reportagens, crónicas, comentários, blogs, sites e tudo, e tudo e tudo (roinc!)... continuo sem querer saber dos divórcios, nem das traições, ou filhos nascidos fora dos casamentos, nem de casas novas maiores ou mais pequenas, nem se alguém é gay ou se prefere boxers ou slips!... hoje em dia reparo nos sorrisos, nos olhinhos das tias que são avós pela 1° vez, nos primos que se apaixonam, na pele das mãos das avós, do abraço dos tios, na voz do primo mais velho cheio de pena por já não poder pegar-me ao colo e atirar-me para a piscina, no som da igreja da aldeia que junta no seu interior uma família que se despede que um pedaço seu.

no meio de tanto detalhe, de tanta visão diferente de ver o mundo... reparo na avó Madalena... e pela 1°vez, depois de 10 anos sem conseguirmos conversar, olhou-me e transmitiu-me sinceridade. quando o meu avô Mateus faleceu deixando-nos todas mais sozinhas, deixou as suas 5 meninas (mulher, filhas e netas)... eu e a minha avó acabamos por deixar que essa tristeza se transformasse em algo mais profundo que magoa...

hoje olhei... hoje toquei... hoje senti que tudo o que me diz já não pode magoar... hoje o sorriso foi sincero, o toque das nossas mãos foi genuíno e o abraço foi de saudades...

no dia em que nos despedimos do tio Manuel não posso deixar de sorrir imaginando que os 11 irmãos do avô Mateus se vão juntando aos poucos no céu (onde estarão a preparar uma almoçarada daquelas!) e de pensar que não deixarei partir a minha avó em silêncio...

sim, eu sim surpreendo-me... sempre... e muito
soalheira 18.08.2006

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

bellissime fotografie... auguri!

Lo'

19:01  
Blogger andrea said...

grazie!

08:26  
Anonymous Anónimo said...

sabes uma coisa, lembro-me imensas vezes de uma coisa que disseste uma vez numa aula de projecto do 4º ano... já nem sei a que propósito:

"nada me surpreende ao mesmo tempo que tudo me surpreende!"

identifico-me a 100% com esta tua frase, mais do que com o que aqui escreveste agora.

mas fico contente por terem voltado os posts escritos neste blog (sim, sim, eu sei, as férias...)!!!

beijocas

10:10  
Blogger andrea said...

sabes como é... cresce-se e mudam-se as ideias... mas eu sempre achei que a surpresa faz parte da vida... senão...

...agora que imagino essas aulas do 4°ano... achas mesmo que o que eu aqui escrevi é diferente do que eu te disse nesses tempos idos?

...as férias ainda não acabram, mas a vontade de escrever é forte...

13:47  

Enviar um comentário

<< Home

html hit counter
Get a free hit counter here.