quarta-feira, setembro 20, 2006

ilha do faial

primeira coisa que te faz gostar da ilha do faial, e aqui peço desde já desculpa aos habitantes desta ilha... mas não posso deixar de notar o aspecto mais emocionante desta pequenina ilha... o Pico!eu sei... eu sei que não é na mesma ilha, é na da frente... mas caramba, é imponente!!
o segundo, e só não é o primeiro porque são precisos pelo menos 40min. para lá chegar... é o monte dos capelinhos. foi-me descrito como "ah mas isso é só um monte escuro!"... de monte escuro não tem nada!!!
este vulcão explodiu em 1958... mas não deitou lava cá para fora, deitou areia... escura sim, mas impecávelmente limpa, castanha e "fofinha", não é areia d praia, mas sabe bem meter o pé descalço.
o farol foi a única construção que "sobreviveu" á erupção... embora abandonado seria sem dúvida uma excelente habitação! eu vejo casa em tudo, já sabes! as outras casinhas da aldeia, na verdade não percebi bem se era uma aldeia ou apena um conjunto de casinhas de fim-de-semana, não sobreviveram, ficaram completamente enterradas, por vees ao caminhar ao pá do farol, via-se debaixo dos pés alguns restos de ocnstruções.
claro está que o A.T. não resistiu, assim que viu 2 pessoas loucas a escalar o monte, mando-se lá para baixo... e levou-me com ele, descemos imenso... e chagámos exactamente onde o vulção se abriu e engliu as duas ilhotas que se encontravam a poucos metros da costa... foram de tal modo engolida que agora é uma suferfície única... FEITA DE AREIA!!!!!!!!!!!!!!


e ocntinuámos a descer... (eu nem queria pensar em subir tudo outra vez!)
e quando me sentei na areia quente, quente... decidi deitar-me e sentir o vazio. o A.T. continuou na sua pesquisa de fósseis... eu fechei os olhos... e foi aí que eu percebi que isto era apenas areia... o chão tremia imenso a cada passo que o A.T. dava.. quanto mais longe pior... queria gritar e dizer que eu ia-me embora antes de ser engolida mas tinha medo que o barulho desse em "avanlanche"... enfim esperei enquanto o meu rabinho ia tremendo!
lá encontrou um "tesouro". "olha, olha, consegue-se abrir fácilmente!!!!!!! é tudo mórbido" (mórbido em italiano quer dizer "fofo", é de loucos!)
vamos embora!

1 Comments:

Blogger Marca de Água said...

A minha querida ilha! Ainda bem que gostaste de visitar o Faial pois tem uma beleza subtil que poucos conseguem ver de verdade. O que mais gosto no Faial é do silencio das noites.

20:32  

Enviar um comentário

<< Home

html hit counter
Get a free hit counter here.