sexta-feira, setembro 15, 2006

ilha da terceira

no dia 31/07 aterrei na ilha da Terceira, nos Açores. ia com algumas dúvidas sobre ter escolhido ou não um bom local para 10 dias das minhas preciosas férias de verão... aquelas nas quais eu me empenho sempre imenso... depois das férias em Israel e Palestina, decidi deixar o A.T. sossegado (porque ofi ele que tratou de tudo para o Médio-Oriente! bravi!) e organizar eu as nossas férias em conjunto... decidi Açores porque já estava com saudades da minha querida Joana (a da Inês! inside joke) e porque achei que aos 26 anos já começava a ser uma vergonha só ter ido aos Açores aos 10 anos no aeroporto para fazer escala em direcção há minha casinha na California... or decidi aculturar-me!!

ora logo a aterragem e a dificuldade que foi encontrar as nossas mochilonas no aeroporto das Lages... não só culpo as obras, como também as coincidências das chegadas! quando aterrou o nsso avião de Lisboa, aterrou também um do Canadá e outro dos EUA... ora, para 1 só tapete para as malas, imaginam a maluqueira! só se ouvia "Jessica, toma lá isto, passa aí aos 30 primos que vieram connosco no avião!", "ó Tony, consegues ver as malas?? oh my god!", "Andrú (como sempre tudo em açoriano) nã fugas!"
enfim... soube-me bem relembrar de choque o sotaque!
assim que a queridissima mãe da Joaninha nos entregou um carrinho para durante 3 dias explorar aquele paraído, nunca mais paramos... qualquer sate na estrada que dissesse miradouro, ou farol, ou piscina, ou simplesmente mar, eu virava o volante e lá ia eu a correr tirar uma fotografia! isto de ir passar f´rias para locais lindos, tem os seus stresses!!!
Angra do Heroísmo
sabes porque se chama Ilha da Terceira? eu conto, nã tapoquentes!
ora quando o nosso magnífico D.Henrique (e aqui corrige-me se quiseres porque estou com dúvida que tenha sido ele...) mandou povoar estas ilhas, que tinham o nome de Primeiras, Segundas e Terceiras (dependendo do grupo onde pertenciam) e foram unica e exclusivamente descobertas, povoadas e mantidas por portugueses, (aqui não há misturadas!). D.Henrique deu-lhes nomes de Santos, algumas ainda mantêm o nome original, algumas perderam-no, mas sinceramente não sei porquê... á Ilha da Terceira foi dado o nome de Ilha de Jesus Cristo. embora tneham ido somente portugueses do continente para as ilhas dos Açores, na ilha da Terceira a população era maioritáriamente constituída por Judeus... se te interessas minimamente sobre religião sabes que para os Judeus, Jesus Cristo não é considerado, só acreditam no Antigo Testamento... ora sendo assim, recusavam-se a chamar aquela ilha, casa, com um nome de uma pessoa "qualquer", então continuaram a chamá-la Terceira! mas esta ilha realmente de 3a não tem nada!!!!!
estes pequenas lições de história serão fornecidas por mim mas baseadas no belo programa "a alma e a gente" de J.Hermano Saraiva que dá semanalmente na 2: (durante as férias como disse aculturei-me)

html hit counter
Get a free hit counter here.