segunda-feira, novembro 06, 2006

i miei bimbi

fabio _ 3 anni
chama-me "ziadea", que traduzido por miúdos significa "tia a." brinca com tudo o que seja velho... aliás o avô insiste em ensinar que não se diz "vecchio" mas sim "antico" até porque eram os seus brinquedos de pequeno.
fala imenso, mas aqui a "tia" precisa de um curso, já não bastava o flamão, como agora tenho que aprender a sua língua!

letizia _ 1 anno
chama-me "dea" e repete tudo o que um humano ou animal disser. corre como uma louca e só pára quando vê degraus porque isso ainda mete muita concentração. cai mil e uma vezes, sempre naquela fraldinha e rabinho rechunchudo, levanta-se e corre. diz "tau" (para dizer ciao) quando decide que é hora de fazer a sesta, levanta-se quando acha que já dormiu imenso e brinca imenso sozinha, até porque o irmão (o de lá de cima) dá-lhe cada empurrão que ela chateia-se e vai inventar qualquer coisa... o irmão vem logo a correr!

maddalena _ 1 mese
não diz nada... mas é menina dos olhos de todos neste momento. seja porque é menina, porque é linda, porque é a primeira filha da única menina dos avós, enfim, uma confusão... o que é certo é que é um amor! neste momento entretêm-se a beber imeeeenso leitinho, dorme tanto ou quanto, toma uns banhos de hipnotizar qualquer um de tão cheirosos que são.
o maior divertimento para os adultos é adormecê-la e tentar enfiá-la na faixa gigante que eu e o tio comprámos, onde ela se pode literalmente pendurar até aos 2 anos. os papás adoraram, e nós cheios de inveja. foi uma diversão de chorar a rir, quando demos por nós a fazer maquaquices com este pequenino feijão... parecia uma bébé das fotos da Anne Guedes!!! é assim que vês os nossos darjeling?! ehehehe

giovanna _ 6 anni
chama-me "andrrrrrrrrrrrrrrea". ai, ai, ai... quando crescem só me maravilham com a inteligência. já está na 2°classe, fala como uma lady, escolhe brincadeiras bastante diferentes dos pequenos irmãos e conversa comigo como se tivéssemos imensos assuntos a tratar. pergunta-me "como vai a tua nova vida?", "em breve serás mamã?", "mas não te esqueças de casar primeiro... senão as sementes não funcionam!"
ora, nem mais, ouviste A.T.?

francesca _ 4 anni
chama-me "andea" (como a minha maninha fazia). é o meu amor! deixei-a quando ainda cada palavra saía pela boca fora com algumas sílabas em falta... tinha jeitos ainda de bébé mas surpreendia pelos trejeitos iguais á mãe. é dos 3 a única não tanto loira, sai ao pai, e só por isso tem um feitio diferente, é totalmente independente e quando abriu a porta para eu entrar disse logo "brincas comigo ás escondidas?", com todas as letras, com todas as sílabas e com todas as saudades que durante etse tempo todo guardou até me ver... fala imenso, quis ficar comigo sozinha a explicar o que tinha mudado na casa dela, mostrou todos os desenhos que fez a pensar em mim, embora alguns digam "para a mãe" "para o senhor das limpezas" e "para mim"... eu fico contente na mesma.
falei com ela em inglês e mais uma vez ouvi "mas a. tu percebes mesmo tudo se eu falar em inglês? olha que é dificil!" é sempre ela, é sempre a minha fra.

giacomo _ 2 anni
chama-me "dea" e eu chamo-lhe "noddy". é igual!!! só que extremamente loiro! ainda não fala a ponto de conversarmos, mas no meio de tanta menina, é um autêntico rapaz. lá no meio da bagunceira encontra sempre os seus 3 carrinhos e tenta explicar a magia que tem o seu helicóptero que voa mesmo sem hélices!
desenha que é uma maravilha, 3 desenhos iguais, todos com pessoas diferentes. aprendeu á custa da mais velha a desenhar corações, estrelas, e coroas de princesa... diz que é grande embora ainda passe debaixo das mesas sem se curvar!!!!!
princesas _ com os dentes cheios de chocolate!
michele _ 2 anni
e pronto para conquistar as montanhas de Bergamo! tem 2 aninhos e um sotaque bresciano que nem te digo. imagina um miúdo com um sotaque do norte fortíssimo... não chega a ser perto disto!!! é de chorar a rir.
é enorme, e comanda as tropas dos putos da região. consegue identificar todos os sons de animais ao longe, e todas as motas que passam na rua á frente da cascina dos pais do A.T. mas onde ele vive. adora cozinhar e acima de tudo comer. "drrrreaaaaaaaaaaaaa, guardaaaaaaaa, éééééééé, buoooonoooooooooooooooooooooooooooo" (tens que prolongar a última vogal, assim é quase igual a ele!)

depois de um ano a quatro meses... foi a melhor recepção que eu podia ter!
entre estes já dá para escolher, misturar e compor os nossos!!!! eheheh

5 Comments:

Blogger marienkafer said...

parece-me que já está em boa horinha de encomendares um bambino mesmo teu...! ;)
tão queridos... e que grandes estão... pois... ja passaram 3 aninhos...

21:30  
Blogger Giorgia said...

bellissimi!
complimenti a entrambi!
A me come nipote tocca solo Andrea, un bel maschietto forte e avventato, tutto romagnolo! :)

mille baci

00:02  
Blogger andrea said...

marienkafer... realmente, já viste como está a Francesca que tinha só 5 meses quando a conheceste? e a Gio que só tinha 2 aninhos? lindos mesmo

giorgia... che bel nome che ha il tuo nipotino ;)!!!!!!

08:51  
Anonymous Anónimo said...

coisas fofas!!;)
beijocas gdes, escreve mais!!! :P

(sim sou exigente, pq?)

15:10  
Blogger vicky said...

Mas olha só que linda família que tu foste arranjar!! São lindos e uns queridos...

21:07  

Enviar um comentário

<< Home

html hit counter
Get a free hit counter here.