e lá foram eles... juntos
eles casaram... e eu chorei. passei o dia nisto... não é tanto por ser uma 'maria madalena', mas porque quando pensei neste dia, antes de o viver em pessoa, sempre imaginei uma festa girissíma, cheia de energia, risos, sorrisos, surpresas e sem dúvida saudades de velhos tempos... e embora tenha acontecido tudo isto... eu não pude deixar de me deixar ir pela emoção de ver, ela, a minha 2a filipinha tornar-se na Mrs. Lopes!
se penso agora no dia 5 de maio, tenho a certeza que o que instigou o choro foi o grito lá de dentro da casa da noiva, enquanto eu apresentava outros 20 portugueses no jardim dos tios ao meu A.T., enquanto o meu pai e mãe o faziam treinar o português, ouve-se da porta de entrada da casa o seguinte "...a bicuka??? onde está a bicuka??? a filipa está a chamá-la... tem que ajudá-la a vestir!!!"
eu fui a correr, toda contente ao passar por uns quantos convidados com os convites lindos feitos por MOI na mão... entrei naquele quartinho minúsculo onde a sempre vi preparar-se para sair, ou irmos jantar fora, ou onde se conspirava em cusquices, antes de seguir para o sotão... e dei com ela de cuecas e soutien! claramente não chorei aqui, pouca emoçao teve este momento, mas quando dei por mim estava a olhar para o vestido branquinho, lindo pendurado ainda no seu saco de plástico... á espera dela, sim, dela, porque ninguém cabia nele, só ela! o vestido do qual ouvi falar há meses, perguntava como era e ela nada... "vais esperar e adorar", assim foi, e prometemos só mostrar os nossos vestidos no dia 5/5/7... o meu não se compara!!! eheheh
...a primeira lágrima acho que caiu quando o vestido lhe caiu pelos ombros depois de passar pelos enormes cabelos que todas ajudamos a não desmanchar... caiu assim como se fosse leve, leve... de costas não deu para perceber, mas assim que se virou, eu percebi... ela ia-se casar... era mesmo verdade, ninguém veste um vestido destes se não se casar... não era sonho, não era episódio de B.H.90210... era ela, de branco... de branco?! sim, de branquinho como a neve, linda como sempre, ainda mais... e sorria tanto, menina como é, sorria... e eu chorava, as lágrimas caíam sem eu dar conta, tive que me maquilhar 3 vezes... mas elas vinham assim que percebia onde estava, e porquê.
naquelas 2 horas, em que a noiva se atrasou 1h!, eu dei-me conta de n coisas, 1º:que se ela se casasse mesmo eu tinha mesmo que ler em voz alta na igreja com um microfone, não há pior para mim, posso ter conversa para 2 dias... mas o microfone faz-me engasgar. 2º:as pessoas não só tinham os convites/missais/menus/etiquetas dos bombons designed by me nas mãos, como também "me" elogiavam sem saber quem era a designer e muito mesmo que eu andava a cuscar as conversas. 3º:era o dia perfeito para as perguntas dos meus pais sobre o meu futuro casamento. 4º:o A.T. passou o dia a fazer planos para o meu futuro casamento.
e 5º:... apercebi-me da quantidade de saudades que eu tenho destes dois meus meninos FJ.
...o João, encontrei-o á porta da igreja... ansioso, cansado (é verdade que o atraso da noiva faz parte mas até eu fiquei com dores nos pés...)... nervoso sim, mas porque queria vê-la... a vontade via-se nos olhos, no agitar das mãos, no aperto do nó da gravata... mas estavas girissimo J...
que pena que eu tive que as pessoas na igreja não conseguissem respeitar o momento solene que estavamos a viver, o barulho era tanto, a conversa demasiada... e o "sim, aceito"... bem, nem o consegui ouvir... no missal estava escrito:
filipa e joão: sim, aceito
e eu acredito...
e consegui ler... bem, não tinha dúvidas que soubesse ler, mas sim que conseguisse dizer a frase toda, e principalmente dizer os vossos nomes. algures na minha frase, a 1ª de n pessoas diferentes... estavam os vossos nomes, queria que naquele momento olhasse para voçês para que percebessem o quanto era sincero o que dizia... mas assim que vos vi... sorridentes, lindos... as pernas cederam e o fim da frase nem me lembro... sei que a acabei... esqueci-me de finalizar "oremos ao senhor"... e saí dali a correr... nervosa, mas muito feliz.
ver-vos sair da igreja foi muito bom... a filipa passou a ser a Ana Filipa Rosado Carvalho Gato Fernandes Lopes (tá tudo?), passou a ser esposa de João Fernandes Lopes (aqui acho que me esqueci de algum), mas continuavam a ter aquela carinha laroca... do dia anterior.
...pensei que os iria ver de maneira diferente, pensei que a distância me fizesse sentir que já não os conhecia... e por isso tantas daquelas lágrimas eram de saudades, medo de ter perdido muito daquela história de amor, medo de perder ainda mais agora que tudo muda... mas muda mesmo? eu achava que não... mas agora quando penso em ti, ou quando falamos pipoca, não sei como é o espaço á tua volta, não conheço os teus hábitos na tua casinha, vidinha nova, não sei quais os horários... depois de 17 aninhos... sinto que tenho que aprender tudo de novo... mas e tu? eu não casei, mas imagino que tenhas passado pelo mesmo quando eu, sem te consultar, parti para ser ainda mais feliz...
no fundo eu sei que perdi muito, e quando me despedi destes dois meninos ás 4 da manhã... quando os pés latejavam de dor, depois de 4 horas a dançar como loucos, com o teu pai dancei tanto que a proxima vez que sair á noite vou-lhe convidar para ir comigo!!! quando abracei o João e disse-lhe "obrigada por me terem pedido para vos ajudar na preparação deste dia lindissimo... obrigada por me terem deixado estar aqui com voçês... e obrigada por fazeres a filipa tão feliz..." o João não só me abraçou com tanta força que senti o coração a bater forte, senti o carinho que tem po mim, e as lágrimas que vi nos seus olhinhos eu nunca vou esquecer. agradeceu-me assim.
deixei-os... como sempre sou eu que parto, que vou para outro lugar... mas queria tanto estar ali, queria tanto no dia a seguir não os deixar partir para Cuba, mas sim ir lá jantar, conversar com eles, sim porque agora não fico acordada até tarde só com ela, eu deixo-o juntar a nós... desde que nos deixes ter as nossas noites de arroz branco e séries na tv... espero que a casa tenha um quartinho só para mim... ou pelo menos para o meu futuro sobrinho!!!!!! ;)
...não quero apressar, mas sabem que estou disponível para os convites do baptizado!!!
Etiquetas: amigos