quinta-feira, março 16, 2006

rua da judiaria...

"Vai fazer exactamente 500 anos, nos dias 19, 20 e 21 de Abril, que um cataclismo se abateu sobre Lisboa. A alma da Capital do Império sofreu um abalo tão grande – senão mesmo maior – quanto aquele que a haveria de destruir em 1755. Durante três dias, em nome de um fanatismo sanguinário, mais de 4 mil pessoas perderam a vida numa matança sem precedentes em Portugal.
Como vozes que teimam em emergir de entre as poeiras da História, cronistas como Damião de Góis e Samuel Usque deixaram relatos detalhados dos motins sangrentos. Contam os testemunhos que tudo terá começado na Baixa, no dia 19 de Abril de 1506, um domingo, na Igreja de São Domingos, quando alguém gritou ter visto o rosto do Cristo crucificado iluminar-se inexplicavelmente no altar. Em redor, gente que rezava pelo fim da seca prolongada que grassava pelo país clamou que era milagre. Entre eles, um judeu convertido à força terá tentado explicar que a luz que emanava do crucifixo era apenas um reflexo de um raio de sol que entrava por uma fresta. Terão sido as suas últimas palavras. Arrastado para a rua, o marrano e um irmão seu foram espancados até à morte. Os seus corpos mutilados foram arrastados para o Rossio e queimados em frente dos Estaus – onde décadas depois foi instalada a Inquisição. Eles eram apenas os primeiros de entre mais de 4 mil mortos – anussim, judeus portugueses, homens, mulheres e crianças, assassinados em três dias sangrentos.
Incitados por frades dominicanos, a multidão que entretanto se aglomerara decide partir em direcção da Judiaria, gritando “morte aos judeus” e “morram os hereges”. As incompreensíveis cenas de violência que se deram a seguir fazem parte de um pedaço da história de Portugal que a História resolveu esquecer. Conto voltar ao tema e às descrições desta tragédia de há 500 anos. Por agora, queria apenas deixar um apelo. Em Portugal comemoram-se há muito os grandes feitos da História, testemunhos quase sebastianistas de uma grandeza perdida. Que não se esqueça também a desgraça que prova ser mito a velha máxima do tal “povo de brandos costumes”.
Aqui fica o desafio: que no dia 19 de Abril vão à Baixa de Lisboa e no Rossio acendam uma vela simbólica por cada uma das vítimas. Quatro mil velas que iluminem a memória.


1506-2006

“Von dem Christeliche / Streyt, kürtzlich geschehe / jm. M.CCCCC.vj Jar zu Lissbona / ein haubt stat in Portigal zwischen en christen und newen chri / sten oder juden , von wegen des gecreutzigisten [sic] got.”

Panfleto anónimo, impresso na Alemanha (presumivelmente poucos meses depois do massacre de Lisboa). O “progrom” de 1506 contra os judeus de Lisboa é descrito em detalhe e as matanças contadas ao pormenor. A gravura do frontispício mostra os corpos mutilados e envoltos em chamas de dois judeus portugueses, dois irmãos, os primeiros a morrer num massacre que vitimou mais de 4 mil pessoas.

(Gravura reproduzida aqui a partir de uma cópia gentilmente cedida pelo Hebrew Union College. O original, encontra-se na Houghton Library, Harvard University)
Nuno Guerreiro in http://ruadajudiaria.com/"

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Pois é, eu já sei que o que vou dizer não nada, mas mesmo nada a ver com este post da Bicuka (até porque AINDA nem o li) mas não podia esperar para vos dar a todos esta novidade!!!!
Sim é isso mesmo, acertaram. Finalmente aconteceu. E que alivio que foi e está a ser. Finalmente separei-me do meu amigo branco, vulgo, gesso!!!!
Isto é um fedor incrível, é só pelagem a saltar (uma hipótese de explicação para o fenómeno lobisomem, imaginem que eu me partia todo, andava engessado meses a fio e que depois decidia tirar o gesso todo em casa e saia para a rua todo nu a meio da noite???? Estão a ver o bicho ãhm???), é pele irritada, é coçar até mais não, é a loucura. O pior é q isto está muito dorido e tenho as minhas dúvidas quanto ao "bom" trabalho dos médicos espanhóis. Vamos a ver na consulta à radiografia....hhuummmm isto dói pa caraças e amplitude de movimentos é mentira.
Vou ter de me aguentar e ir com calma, uns exercicios ali, umas massagens acolá, até estar de novo a 100%.

Pronto, agora vou ler o teu post Bicuka, mas só se prometeres que se eu te enviar a foto do troféu (o amigo branco) tu lhe fazes a devida homenagem.

Bjs e abraços deste vosso fiel amigo....

p.s. o amigo branco manda beijinhos às meninas!!

13:12  
Blogger andrea said...

ah obrigada pela novidade!!! cà esperamos o teu "troféu"!!!
estou ansiosa para ver esse fedor!!!! eheheh

agora le o post!

13:24  
Anonymous Anónimo said...

Daí vem o sábio conselho "pensa antes de falar"

Amanhã mando foto do membro!!!
Beijos

p.s. o gesso, bem entendido!!!

22:34  
Anonymous Anónimo said...

Cool blog, interesting information... Keep it UP Management money plan training Arcotel allegra zagreb

19:14  

Enviar um comentário

<< Home

html hit counter
Get a free hit counter here.