domingo, março 05, 2006

bug´s life

Enquanto te rodeias de coisas bonitas para te sentires feliz na tua casa - que diga-se se passagem é a atitude certa - a minha enche-se de bichos paquistaneses: os piolhos, as lombrigas, a minha irmã... estou a brincar. Já não há vislumbre de epidemias, estamos todos saudáveis e muito felizes com a sua chegada, já para não falar no orgulho. Mas não é que a rapariga vem com uns hábitos estranhos - é giro ver que a cada volta se operam nuances na sua pesonalidade, para o bem e para o mal. Se estas experiências fortalecem o carácter, também tornam as pessoas estranhas! Eu que o diga, porque para além de acordar cedíssimo logo com vontade de falar, tem tanta paciência para tudo que até vê aqueles programas de animais com imagens muito lentas e grandes planos em que nada acontece a não ser a imagem em movimento de um qualquer bicho em todo o seu esplendor como desejaríamos que nunca nos fosse revelada dada a repelência que causa em nós sob a forma de um estremecimento involuntário que nos percorre todo o corpo. Se afinal fico feliz pela não contaminação, não deixo de lamentar que continue a insistir no tema e nos faça entrar pela casa através de um click no comando uma catrafada de lagartas de 50 centímetros.
Mas a coisa serviu para nos rirmos ao lembrar as colecções de bichos da seda - sim, porque os encarávamos como cromos vivos para a troca e não como bichos de estimação, apesar de lhes darmos nomes - que marcaram as nossas vidas, e a da minha mãe também que todas as semanas tinha de fazer umas "eutanásias", e dar-lhes o sumisso de formas criativas e cuidadosas às nossas escondidas, para não ferir a nossa susceptibilidade. Giro, giro, eram os encontros semanais na escola, normalmente à sexta-feira em que os levávamos em caixas de fósforos escondidas na mochila ao pé do lanche, para no recreio acompanharmos o crescimento dos bichos do resto da malta, fazer novas aquisições -a minha parte preferida porque podia finalmente trocar os obesos por uns mais maneirinhos e magritos que todos desprezavam mas que metiam muito menos nojo -, e adquirmos mais folhas de amoreira que um qualquer, o único fornecedor, trazia num saco para toda a gente.
A minha irmã confessou que não gostava nada dos bichos, e o J. que os detestava mesmo, mas tinham de os ter, como todos os outros. Não ficaram portanto deprimidos, como eu que até gostava da coisa, quando descobriram que as lagartas não se transformavam em lindas borboletas com asas tão coloridas como as que desenhávamos nessa fase em que os bichos da seda se haviam tornado numa obcessão colectiva. Fora até então para mim a única ninhada que consegui fazer sobreviver lá em casa por mais de uma semana, numa caixa de sapatos furada - agora que penso nisso até tinha alguma qualidade espacial com todas aquelas entradas de luz tão dramáticas e sensíveis, aplicadas à força com golpes de uma caneta bic na tampa da caixa da sapataria Bambi - que ia destapando para ver se os casulos já tinham dado lugar às espantosas borboletas. No dia em que destapei a caixa e vi um bando de traças gordas cor de ranho e asas rotas, dei um grito e despejei a caixa pela janela. Passado o trauma, deixei-me da criação de bichos para a plantação feijões pacíficamente deitados em caminhas de algodão dentro de frascos no parapeito da janela da cozinha. Cheiravam a esgoto, mas não se mexiam.
E os desenhos da turma passaram a revelar pés de feijão que subiam até às nuvens onde se encontravam lindos castelos.
posted by DARJELING

13 Comments:

Blogger andrea said...

então vou-te contar outra... para além destas minha tulipas os únicos seres vivos que sobreviveram nas minhas mãos foram... o meu gatinho!!! o biscuit... já tem 14 aninhos e ainda anda lá por casa dos pais a voar de um lado p o outro. mas foi o único.
quando era pequenina tb andei no tráfego de bichos da seda, mas pegava neles com uma pinça porque odiava a facto de serem "gomosos", claro que quando terminou a euforia lá os deixei morrer, como? mandei-os da janela...
um dia a minha tia deixou-nos piquiritos lá em casa porque ia de férias, eram dois, ou um, já não sei, só sei que odeio bichos com penas e acabei por me farte do bicho... abri a janela da varanda, abri cuidadosamente a portinha da gaiola... e fui para o quarto brincar... penso eu de que, decidiram suicidar-se!
depois com 10 anitos, não sei bem como pedi ao meu pai para me dar uns peixes, até nomes lhes dei... drum role please... DYLAN e BRANDON (no comments!), eu até olhava para eles e dava-lhes comida mas não percebia como podiam ser bichos de estimação sem poder tocar neles... vai daí decidi lavá-los... e claramente não sou uma de meter os peixinhos numa bacia e lavar SÓ o aquário... lavei cada peixinho com esponja e com sabão... lembro-me que cheiravam tão bem!... ainda soluçaram algumas bolas de sabão e de repente, puff!
depois veio o gato... que inssitia em dormir comigo, e eu cheia de medo... agora sou a sua melhor amiga!
houve uns anos mais tarde umas amigas da minha mana que decidiram dar de presente á miúda umas tartarugas, num aquário minúsculo... facto está que para limpar o dito cujo, tinha que ser escolhido á sorte e com uma mole no nariz, dava vómitos!
a minha mana chegou a casa um dia e eu disse-lhe "dei as tartarugas para adopção, estão num lago em casa dum amigo em cascais, chamam-se carlota e carolina e o aquário foi p o lixo." a miúda ficou em choque, mas sobriviveu!

o A.T. agora quer um gato...

16:37  
Anonymous Anónimo said...

lindo!! adorei a viagem de volta à infância :) parece que afinal não somos assim todos tão diferentes quanto parecemos ou queremos ;)

beijinhos

18:27  
Anonymous Anónimo said...

estou com o AT: um gato aí para casa!
já gora podias perguntar-lhe se a febre dos bichos da seda também chegou a itália os anos 80.
bj

19:33  
Blogger Nekynho said...

Owa, grandes aventuras :o)
Boa semana :o)
Baci :o)

22:33  
Blogger Maffa said...

Lindo!
que recordaçoes tao reais! quem é que terá lançado a moda dos bichos da seda pelas escolas primárias de todo país?! é que por exemplo a minha irma, muito mais nova nao teve essa febre...
Ah e os feijoes?! que emoçao!

23:07  
Blogger andrea said...

olha acho que nao, sinceramente nem sei dizer bichos da seda em italiano, e acho que para ele foi diferente a infancia, porque eram pouquissimos na escolinha da terrinha dele... mas faziam um jogo bem mais aventuroso: mandavam-se de bicicleta da rampa da garagem dele abaixo... a ver quem se partia mais!!!!

enfim... putos!

se tivermos um gatinho vai se chamar... LILLO (tudo aqui se vai chamar Lillo!!!), tens que vir cà para te mostrar esta terrinha!!

baci baci... tenho que fingir que trabalho!

ah! DARJELING nem sonhas quem eu vi em Roterdao... a Joaninha que teve connosco no 2ano!!! muito pequenina, lembras-te? ela mora là! foi engraçado ve-la!

08:52  
Blogger andrea said...

nekinho, conta coisas de italia, jà tenho saudades... baci

maffas... é mesmo, quem inventou isto de brincar com bichos da seda?

08:53  
Anonymous Anónimo said...

tenho ideia que a moda dos bichos da seda, como a dos feijões começou dentro das próprias salas de aula com os professores que nos ensinavam com estes exemplos os simples "milagres da natureza". E a moda pegou até nos fartar-mos como de qualquer outro brinquedo. Mas acho que tudo isso desapareceu porque agora têm os "tamagoshis" que podem morrer à fome e não cheiram mal. Com tanta interactividade não admira que os miúdos não queiram saber de uma batata, e os pais parecem agradecer. Mas acho que vou gostar se os meus recuperarem estas experiências que nos fizeram tão felizes e pelos vistos tão próximos uns dos outros.

21:34  
Blogger Maffa said...

Sim, o Brandon e o Dylan que grande revelaçao, Bikuka!! Acho que temos matéria para gozo durante os próximos tempos, eh eh!
O meu peixe chamava-se Juca Maria, e nao ia a banhos... a minha mae já farta de lavar o aquário e vendo que eu nao lhe ligava nenhuma, fez uma caridosa doaçao à escola, e o Valente Juca Maria devorou os outros dois peixes do aquário! que orgulho!! :-D

21:44  
Blogger andrea said...

bem maffa e cunha... por amor de deus não se ponham agora a gozar com isso!!! caramba eu tinha 10 aninhos e vivia na california... o BH90210 era a séria da moda, o çeu pai deixava-me ficar levantada á 5feira até ás 22:30 a ver o episódio!!! não brinquem, era coisa séria!

ao menos tinham nome de gente!!! ainda por cima de Beverly Hills!!!
ai a minha reputação...

22:12  
Anonymous Anónimo said...

ACHEI ENGRAÇADO O PROMENOR DA CAICA DE SAPATOS DA "SAPATARIA BAMBI" POIS O MEU TRABALHO É NESSA SAPATARIA.
OS MEUS FILHOS TAMBEM FIZERAM CRIAÇÃO DE BICHOS DA SEDA.
ADOREI AS PLANTAÇÕES
BJOS LULU

14:11  
Anonymous Anónimo said...

Looking for information and found it at this great site...
»

14:17  
Anonymous Anónimo said...

You have an outstanding good and well structured site. I enjoyed browsing through it Side effects of seroquel Motorola phones gsm settings donwloads Peugeot 308 Home book shelves Buy diazepam+ Dental vacancies in dubai Who invented zithromax and when cls benz Forex explosives Many phd programs are a financial expense universities stop taking zoloft and start taking wellbutrin Medical malpractice law firm in new york Really funny crap Lexapro anxiety increased indiana university online course

12:13  

Enviar um comentário

<< Home

html hit counter
Get a free hit counter here.