sábado, fevereiro 25, 2006

"Papai tucano, em Portugal o carnaval é no inverno!"

Mas parece que ninguém se lembra disso. Eu sei que é só mais um pretexto para uma noite - temporada!, porque começa na sexta e vai até terça - de "loucura"... Ontem de manhã era o dia das crianças se mascararem e irem para a escola com os seus fatinhos encharcados pela chuva que cai teimosamente todos os anos - um dado adquirido, portanto. Mas às crianças tudo é permitido porque elas merecem estes dias de excitação colectiva, mesmo que isso implique um desfile debaixo de chuva pelas redondezas da escola, com as máscaras cobertas pelos casacos.
Mas o que eu não consigo compreender mesmo é que tipo de sentimento move um adulto a celebrar o carnaval, com a cara toda borrada, bebedeiras, brincadeiras idiotas, ah! e mascarado, como se as pessoas não usassem máscaras todos os dias. E depois o factor imaginação deixa sempre muito a desejar... mas tenho de respeitar e talvez tentar mais uma vez entender a melhor forma de me divertir numa noite assim, porque me intriga mesmo como os outros se divertem.
Mas nem tudo é mau no carnaval, quando isso faz com que as pessoas se empenhem nas suas criações caseiras que de vez em quando aparecem sob a forma de verdadeiras novidades que deixam toda a gente bem disposta. Gabo esses raros casos, e como sei que as minhas capacidades carnavaleiras nunca chegariam a tanto, nem tento.
Mas também há coisas muito más, dentro de todas as coisas más, que é seguir o mote "sexy" no carnaval. Não há nada de tão mau gosto. Já para não falar das escolas de samba lusas em que as moças brancas como cal e pouco tonificadas abanam os seus corpos numa versão matrona de samba com as pernas comprimidas por umas meias de rede que se não estiverem rotas estamos com muita sorte. Dos carros alegóricos - com estrelas das novelas encasacadas acenando quando não estão agarradas com as duas mãos a qualquer coisa que lhes garanta que não vão cair do débil engenho que se move aos solavancos ao som dos canta baía- nem se fala. O carnaval do rio é outra coisa, e acima de tudo é original.
Porque é que não nos ficamos pelos homens mascarados de senhora com barba rija e cabeleiras tortas a apalparem os rabos uns dos outros? É isso que nós somos.
Deu para perceber porque é que não "curto" o carnaval? Mas algum dia alguém me desvendar o segredo, agradeço sinceramente.
posted by DARJELING

11 Comments:

Anonymous Anónimo said...

eu sei que às vezes sou mázinha, mas é mesmo o que sinto... como digo: se alguém me mostrar o lado cor-de-rosa da coisa, eu agradeço, porque é para mim uma das alturas mais deprimentes do ano, e até agora não consegui fazer nada contra isso. O lado positivo é mesmo o da diversão colectiva, e juro que já tentei, mas não consigo mesmo entrar no espírito...ultrapassa-me!

12:55  
Anonymous Anónimo said...

ahahahahh! apoiado! realmente alguma coisa de errado passa nas cabeças de quem acha boa a ideia de andar a passear a pele despida por essas ruas molhadas e frias do nosso tugalinho nesta altura do ano. eu nao compreendo! de qq maneira tenho de confessar uma coisa: CARNAVAL NEM AQUI NEM NO BRASIL: NAO GOSTO!!!

17:13  
Anonymous Anónimo said...

nem mais! e é um espectáculo que também lhes rende algum dinheiro de retorno. E com mais ou menos pluma e néon, sempre é tradição!... agora aqui na mealhada, não estou a ver.
Mas os "foliões" é que sabem e lá se devem divertir, porque aderência é o que não falta. A mim é que não me apanham!

21:53  
Anonymous Anónimo said...

concordo plenamente! odeio o carnaval, nao percebo a excitação das pessoas em irem para a rua vestidas com as coisas ridículas q encontram.. e depois é os balões de água, os confetis, as serpentinas.. nao acho piada nenhuma... é que as pessoas nao se contentam em chatear quem conhecem, têm que chatear toda a gente que encontram.. na sexta la levei c um banho de confetis no meio da rua... mesmo em cima da cabeça. mas como dizem que tenho mau feitio e sou refilona achei que devia ser por isso que não gostava desta altura do ano. fico contente por nao ser a unica que partilha desta opiniao..no brasil nao sei como é aquilo ao vivo, acredito que dê alguma motivação ao divertimento, m lá é genuino.. as emitações rascas são sempre más de mais, mas no carnaval os portugueses excedem-se!! lamento...

beijinhos

14:03  
Blogger amigona avó e a neta princesa said...

Afinal somos mais do que pensamos!!!

20:27  
Blogger Maffa said...

Eu acho graça, mas só agora que estou crescida. Quando era pequena, era o dia mais infeliz da minha vida... tinha máscaras bonitas mas ia para a escola com uma tromba até ao chao.
Mas acho que em Portugal nos falta a originalidade isso sim, falta! agora pôr uma máscara e andar aí de um lado para o outro a meter conversa com as outras personagens gosto muito.

22:33  
Blogger sandroga said...

Seria fácil chegar aqui e dizer: "concordo" e "não sei como fazem, tanta chuva, tanto frio", ou "é uma cópia do Brasil" e por aí fora. Eu acredito que o Carnaval português não é tão pretencioso ao ponto de querer ser igual ao brasileiro, que é só um, e é um evento internacionalmente reconhecido como fazendo parte da cultura brasileira, como o é o de Veneza. O Carnaval português não é homogéneo, o de Torres Vedras não é igual ao da Mealhada, nem o da Mealhada ao de Loures. Daí que ache a comparação demasiado fácil e falível como argumento de crítica. Porque é que o que o Brasil é o genuíno? Os foliões portugueses fingem que se divertem? Pode ser o primeiro, isso sim. O Carnaval não é apenas o desfile, não é apenas o domingo e a terça. Para quem sai de casa depois do almoço, chega ao recinto e paga 5 euros para entrar (ou mais), está duas horas às cotoveladas ao vizinho e a espreitar, em bicos dos pés, por entre duas cabeças, então concordo, o carnaval é uma grande seca. Agora, para quem vai a desfilar, que nos meses que antecederam participou na elaboração do carro, na escolha da música, na elaboração da letra, a aprender a sambar, a gostar de samba, a ensaiar coreografias, a criar os fatos, a conviver com outras pessoas igualmente motivadas e interessadas, o Carnaval é muito mais que isso. É muito mais que vestir uma fantasia, apanhar umas bebedeiras, e "esquecer as tristezas da vida". Também não tenho ilusões, o brasileiro convidado (agora também temos actores de novelas e participantes em reality shows), está lá justamente para aumentar a receita de bilheteira, para pagar os almoços às escolas de samba, os indivíduos que criam os carros, o aluguer de material e por aí fora, e são bem pagos, por isso, por mim, tanto me dá se ele tem frio ou não, a minha avó gosta, e se não for pelo desfile, vai lá pelo brasuca. Porque é que na TV só mostram gorduchas e peles pendentes? Pois, também não sei, pelo que tenho visto, na Mealhada, as miúdas têm mantido a forma. E este ano nem choveu.

Perguntar porque é que as pessoas gostam do Carnaval, é perguntar porque é que as pessoas gostam de se divertir, de dançar, de cantar, de sair à rua, de quebrar a rotina, de fazer amizades, etc. Convido-vos a virem à Mealhada, e ficarem, pelo menos, de sexta a terça. Porque o Carnaval não são só 3 dias.

01:16  
Anonymous Anónimo said...

eu a pedir ajuda de um folião de verdade, e tinha logo de aparecer um justamente da mealhada! perfeito!...
Não ignoro e respeito o envolvimento das pessoas nos cortejos pelo país fora - como disse: aprecio o empenho... e colectivo tanto melhor - , que como dizes tem muito de positivo, mas continuno a dizer que de original tem pouco, na imagem que produz pelo menos. è impossível negar que o modelo que imita é o brasileiro com tanta pluma, brilhante e... samba. E aquilo eu questiono, e tentando não esquecer já agora que o pretexto deste feriado no calendário é religioso, é que não há nada que se afaste mais do carnaval tradicional português do que este pedaço de brasil fora de contexto. E fico realmente contente de saber que as raparigas da mealhada andam no ginásio e que mereciam mais estar na televisão do que as que costumamos ver na TVi. Não há nada como enviar um e-mail à estação para que a justiça seja feita para o ano, e pode ser que mude de opinião... de qualquer maneira acho mesmo que o tipo de festejo desvirtua completamente a tradição e a nossa identidade, embora por detrás esteja um espírito muito português de solidariedade e empenho, que de fora não se vê . Quanto aos homens mascarados de mulher e por aí fora, força nisso. E olha, que se lixe! divirtam-se mas é todos, e afinal, isto são só 3 dias ... e mais uns tantos na mealhada, não é? Mas se para o ano mostrarem o carnaval da mealhada e não for como dizes, estamos mal!;)
De qualquer maneira obrigada pelo teu comentário e opinião e por teres respondido ao meu apelo para alguém me vir explicar o outro lado da coisa.

12:26  
Blogger sandroga said...

Viver na Mealhada não implica que tenha de ser um folião, aliás, nem tenho sido muito fiel à causa. Concordo que o Carnaval mais brasileiro de Portugal tente ser uma cópia do do Brasil, mas, não é esse o objectivo? Não acredito em tradição, mas acredito em identidade. E o povo português sempre foi grandes ideias mas de parcos recursos. E essa "tradição e identidade" não será desvirtuada, nunca. :)
Não julgo o Carnaval nem as pessoas que nele participam, prefiro sorrir quando vem a chuva, quando o som falha, quando as máscaras não cobrem os pneus, é tão menos complicado. Para chatos temos os políticos e os comentadores de futebol.
Depois disto tudo não me digas que vais ver o Carnaval na TVi. :)

Progaganda ao Carnaval 2006:
Vem à Mealhada, temos:
Farturas do óleo de ontem
Gorduchas em bikini
Brasileiros a tiritar de frio
Portugueses molhados até aos ossos
Colunas de som inconstantes
Ressacados portugueses a "cantar" música brasileira
O oscar magrini a ver se factura
Preços de entrada estupidamente caros
Está anunciado começar às 15h, mas pode vir às 16:30, que há sempre um atrasozinho.
Bêbados no engate

Seduzida?

18:18  
Anonymous Anónimo said...

aha! assim sim: a verdade nua e crua! Era disso que eu falava - num tom menos optimista claro-, mas infelizmente o meu mau feitio não me deixa sequer tentar disfrutar de uma tarde assim. Como eu digo: não consigo perceber como as pessoas se divertem, mas nunca disse que o problema não era meu.
Valeu a pena o esforço - porque ainda me consegui rir da descrição- mas continuo desconfiada porque me conheço... ;)

14:28  
Anonymous Anónimo said...

Looking for information and found it at this great site... des venlafaxine succinate Vacuum leakdiagnosis mazda Professional viagra mazda tribute http://www.college-degree-2.info/community-servie-scholarships.html boating motor parts femdom pic Vics nissan hj921 sex toy for man doll Success valtrex 86-93 mazda b series truck Hunting agents offering trip insurance Neptune bath tub mazda extended warranties

11:37  

Enviar um comentário

<< Home

html hit counter
Get a free hit counter here.