domingo, janeiro 22, 2006

match point: ten points


Com a excitação habitual na estreia de mais um filme do woddy allen, fui com a minha mãe ao cinema e encontrei uma sala cheia de gente... da idade dela.
Estavam ali, fieis, à espera de ver para criticar também o esperado regresso sob a forma de um filme "diferente" do seu registo habitual e confortável de quem encontrou uma expressão única que sempre resultou entre crises existenciais neuróticas personificadas na sua própria figura -que achamos sempre que não está a actuar mas a ser ele próprio- e nos outros intervenientes que giram em torno de si mesmo, e a cidade que os suporta e caracteriza. Uma espécie de voyeurismo divertido e viciante que acenta nas personagens que nos apresenta, na banda sonora, nos ambientes, na fotografia excelente - sensível e inequívoca, perfeita - , na normalidade e no imprevisível, sempre.
Mas ontém vi um filme dramático como as tragédias das óperas que acompanham as cenas e que substituem o habitual jazz "chiadinho", a luz de Londres mostrada através dos seus ícons mais recentes sem saudosismos ou deslumbramentos que fazem com que nenhuma das cenas seja filmada em hide park, por exemplo, ou em nenhum outro bairro excessivamente reconhecível. O sotaque estranha-se claro, com quase todo o eleno composto por britânicos que vagueiam entre a cidade cosmopolita e as tradições do campo. Os grandes temas estão lá . O amor - a três, claro -, a paixão e a morte... com uma intensidade mais chocante e menos representada por qualquer personagem que com o própoio woddy se assemelhe - excepto numa ou noutra cena mais caricata em que não pode deixar de escapar uma deixa caracteristica numa situação imprevisível - mas evidentes na escolha do "crime e castigo" que lê a personagem principal, entre outros sinais.
Sem correr o risco de entrar demasiado em pormenores, persiste até ao fim a dúvida logo enunciada na primeira cena, de que se "mais vale ser um homem com sorte ou um homem bom"... só vendo. E o filme terminou com um agradável burburinho na plateia, e numa "discussão" até ao parque de estacionamento.

posted by DARGELING

14 Comments:

Blogger andrea said...

ando para ver isso ha imenso tempo mas o A. anda com medo... ele adora demais o Woody Allen e acha que se vai desiludir!!!

09:31  
Blogger andrea said...

mas agora jà tenho mais a tua opiniao! e essa vale por MIL!

09:43  
Anonymous Anónimo said...

...excelente!!! E aquela Scarlett.... palavras para quê?? You know what I mean....eheheh podiam pôr aqui uma foto dela ãhm... Dargeling eu mando-te uma queres??? ahahah

11:09  
Anonymous Anónimo said...

o filme recomenda-se mesmo! o A que n tenha medo porque é mesmo muito bom... woddy não aparece mas está espalhado por todo o lado!Não desilude, só aparece diferente, e há que lhe dar o benefício da dúvida porque no fim confirma-se e reconhece-se que o homem sabe mesmo o que faz ... também já viveu muito, e já teve tempo de resolver algumas das suas nóias! Acho que foi só para variar, e com muita consciência!E olha que sou de ver e rever os filmes dele on-and-on, e vivo com a minha mãe - de quem herdei provavelmente a opção de o eleger como um dos meus realizadores favoritos- que teve a última palavra a dizer, e aprovou.
Quanto à scarlet sr. corn feet sabes que partilhamos a nossa admiração, por motivos diferentes claro, mas tenta o blog do pedro mexia, que não visito há uns meses, mas que passava a vida a descrregar imagens starlets adolescentes. Lolitas!
ainda bem que gostaram do filme, e as mães de portugal também!

12:25  
Anonymous Anónimo said...

ahahah, mas de facto é um bom filme! e uma grande actriz :P ja agora aproveito para dar muitos parabens ao blog e as suas escritoras, tenho vindo a acompanhar com alguma assiduidade este espaço que so tive conhecimento à pouco tempo, mas que acho muito engraçado dar uma espreitadela aqui e ali :) beijinhos

12:28  
Anonymous Anónimo said...

agora tu, bikuka linda! a minha opinião vale por mil? é um elogio e tanto! por falar nisso ando aqui com umas crises existenciais, e não se pode dizer que sejam influências do filme, como me acontece frequentemete. Vou ter de te mandar um mail, porque as tuas opiniões valem mesmo muito, e estou a precisar delas para a minha vida!
bj grande e saudades... ai que te apertava tanto!

12:34  
Anonymous Anónimo said...

olha a carol! benvinda! ;)

12:35  
Blogger andrea said...

OLA CAROL!!!!!! quem és tu? conhece-a DARJELING? eu nao, mas adorei saber que hà gente nova por aqui!!!! benvinda e olha... por aqui diverte-te, ri, chora, dà gargalhadas, grita, pula... e tudo e tudo e tudo OINC!
ihihihi

(desculpa là... és a Carol com quem eu passei um weekend maluco em Porto Covo??... é que ainta tneho lapsos de memoris desses dias!)

15:37  
Anonymous Anónimo said...

Sabe-se lá porquê!!! Eu também uns aqui e ali...
Qual Pedro Mexia, qual carapuça, acho é que deviam pôr aqui uma foto da moça em minha homenagem. Eu arranjo várias, juro.....;)

15:43  
Blogger andrea said...

manda là uma... fazemos-te a devida homenagem! ...mas so porque és tu!!

17:22  
Anonymous Anónimo said...

Posso mandar para que endereço de email??? Nã percebo nada disto

12:03  
Anonymous Anónimo said...

pois... sou mesmo a carol desse fim de semana em porto covo :O) beijinhos

16:56  
Anonymous Anónimo said...

That's a great story. Waiting for more. » » »

19:38  
Anonymous Anónimo said...

You have an outstanding good and well structured site. I enjoyed browsing through it cholesterol cindy crawford &aposs skin care line Telephone answering machine several channels watches vicodin Mazda rx 7 suspension Dlo jam jacket for 60g ipod photo business health indiana insurance small high blood pressure

20:02  

Enviar um comentário

<< Home

html hit counter
Get a free hit counter here.