terça-feira, janeiro 22, 2008

lisbon story 3

eu já te tinha dito muitas vezes que um dos meus filmes preferidos onde a cidade de Lisboa é protagonista, é o filme de 1994 de Wim Wenders, "Lisbon Story". até já tinha escrito aqui no blog algumas vezes posts dedicados á minha própria versão de Lisbon Story... dedicámos até o que pensámos poder tornar-se tradição, os passeios anuais do blog pela cidade que nos diz tanto.


os passeios em blogcompanhia não deram muito certo, funcionou 1aninho, no 2ano já ninguém respondeu, mas eu cada vez que volto a casa, faço muitas Lisbon Stories... não resisto. e há uns anos atrás, enquanto andava eu a passear amigos italianos pós-erasmus por essa cidade da qual morro de saudades, decidi fazer do passeio uma busca... a busca pelos cenários do filme.

as vistas, essas foram fáceis de encontrar. foram tantas que muito provavelmente vimos mais do que se devia para seguir o filme, mas é dificil tentar reduzir em número... Lisboa tem vistas que fazem parar qualquer um, até uma alfacinha como eu.

mas nada de se perceber qual era o cenário que serviu para a casa da personagem principal, e onde os Madredeus ensaiavam durante o filme... perguntei, pedi, implorei que alguém me dissesse se no longínquo ano de 1994 se lembrava de uns alemães terem filmado qualquer coisa por aqueles lados... houve quem dissesse "ai menina, aqui na nossa cidade passam a vida a filmar, nós já somos todas famosas de tantos filmes que já fizeram... já não consigo lembrar-me de todos!"

estive ali, a subir e a descer ruas, entrar nas lojas, nos cafés, até entrei na casa de um fotógrafo holandês que me deixou entrar no seu atelier e cozinha para ver se da janela eu ia conseguir perceber de onde foram filmadas as vistas do filme... nada... ele ficou mesmo triste porque até disse que Lisboa também o conquistou quando viu esse filme, disse-lhe que voltaria quando o encontrasse.

ter que ser no ano de 2008, em férias em Lisboa enquanto andava com o meu pai á procura de uma barraquita para talvez comprar, quem sabe, fui levada como nos bons velhos tempos pela sua mãozinha até ao Palácio de Belmonte. quantas vezes já passei por aqui, neste pátio semi-público para ir ao Castelo, ou pura e simplesmente porque faz parte dos meus passeios... entrámos, e pedi como arquitecta para ver o interior, já estava feliz por ter conseguido entrar ali, porque sem o meu pai nem sequer teria pensado nisso, mas fiquei ainda mais quando subi uns degraus e dei de caras com uma sala enorme, cheia de azulejos nas paredes, pareceu-me muito branca, como se já estive estado ali, mas não com as paredes tão limpinhas... perguntei ao senhor que nos acompanhou "mas... parece a sala onde filmaram o "lisbon sotry""
"e é mesmo. filmaram mesmo da recuperação do edificio para se tornar em hotel. que engraçado que percebeu"

"é só o melhor filme de lisboa para mim"



foi melhor do que conhecer um actor famoso... liguei ao A.T. que estava no meio da neve em Milão... quando lhe contei onde estava... silêncio.
acho que ouvi lágrimas...

Etiquetas: , , ,

html hit counter
Get a free hit counter here.