quinta-feira, dezembro 08, 2005

04.12

"onde moras?"

começou com esta frase uma amizade que dura há já 8 anos...
eu e a Rita Melancia somos amigas há 8 anos.
ao contrário do que sempre pensei, não foram as amigas da infância que ficaram na minha vida para sempre... mas a Rita, mesmo só a tendo conhecido no 1º ano da faculdade, sei e tenho a certeza que ela também, que vamos ser amigas por muitos outros 8 anos.

como eu, nasceu em dezembro, como eu é sagitária e mesmo que digam que os opostos atraiem-se, nós somos iguais... infelizmente para muitos, mas felizmente para nós.
sabemos o que a outra pensa, sabemos quando a outra telefona, sabemos quando a outra precisa de espaço.

reconheço que nem sempre foi fácil sermos amigas, houve quem nos prejudicou, tanto individualmente, e aí devo dizer obrigada pelo apoio incondicional que me deste, como também como amigas, bem tentaram, consciente ou inconscientemente, mas sem sucesso, lá tiveram a sua glória, mas "foi sol de pouca dura".
quando estamos juntas somos muito divertidas, sei que fazemos rir qualquer um que nos oiça... aliás a Rita não consegue não rir!

temos histórias para contar aos filhos que dava para um filme, algumas até muito estranahs e ridiculas. temos planos para um futuro perto uma da outra, com os filhos amigos de infância, madrinhas dos filhos da outra, nomes escolhidos a dedo, etc, etc... até já chegámos ao ponto de querer ficar grávidas ao mesmo tempo para tirar fotografias juntas girissimas!!!!!
coisas de meninas...

com ela fui buscar o meu primeiro carro, o Lupo VW, sofreu comigo todas as manhãs quando a ia buscar para irmos para as aulinhas... a coisa tornou-se mais dramática quando eu mudei de carro para o dar á minha irmã e adoptei o da minha mãe, o Honda CRV... para nós era a nossa limusine!tinhamos certos rituais impossíveis de quebrar, como a música do dia... não saíamos do carro enquanto a música que começasse assim que chegássemos não acabasse... claramente, muitas 1ªs horas da faculdade ficavam a meio senão mesmo perdidas!

a meio da manhã, não perdíamos a meia-de-leite com croissant com queijo, acabadinho de sair do forno, e se não fosse quente voltávamos mais tarde!

foi das únicas pessoas que me disse na vida "não sorris há meses... não és a mesma pessoa" quando eu estive numa relação que me fez mais mal que bem. agradeci-lhe mas na altura não conseguia sair dali... dei muito valor a essas palavras... até porque dizerem-me que eu não sorriu... é como me dizerem que não ando a respirar...

acho que durante 4 anos tivémos todos os dias juntas, para além das aulas, tinhamos sempre desculpas para fazer qualquer coisa, até ao dia que disse "vou-me embora"...
sabiamos perfeitamente que muito embora o "contracto" fosse de 10 meses, a minha ausência seria por muito mais, claro com férias em casa o que queria dizer together again, mas doeu muito a despedida...

de repente fez-se um vazio, impossível de reparar.

já passaram mais de 3 anos, que não passo com ela mais que 3 semanas de seguida, mas quando chego a casa, á nossa cidade do coração, Lisboa... lá está ela...
fico ansiosa de a ver, de saber o que ela tem para me contar, de ver que fica contentissima de me ver, egoísticamente da minha parte fico á espera que ela me diga, como diz sempre
"miúda tás tão gira!"

é semp dúvida das pessoas que me faz sentir melhor, tem imenso tempo para mim, dedica-se a "nós", eu sei que parece quase relação amorosa, mas se calhar no fundo é como se fosse, tivemos momentos maus, curtos mas maus e por isso sabemos bem o valor desta amizade.
o nosso sorriso é sempre sincero, é sempre a primeira coisa que vemos uma na outra.
sabe que quando volto a casa quero sempre o primeiro dia para me dedicar ao meu quarto, irmã, pai, mãe e gato... mas sei que está ali á espera que eu lhe ligue e diga
"o 1º café das férias é na Padeira"
e lá vamos nós, contar as cusquices!!!!

organizo sempre jantares, e ela vem sempre, organizo lanches e ela vem sempre... nunca recusa fazer nada, aliás és das poucas pessoas que tenta ao máximo estar comigo quando vou a Lisboa.
acho que quando digo as minhas prayers ao fim do dia, agradeço sempre ter uma amiga assim...
há poucos adjectivos bons para a descrever.

que bom, até já começo a rir sózinha aqui no ateliê de saber que no dia 20, á noite quando chegar, e lhe ligar depois dos beijos que a famelga me der e me conseguir soltar, ela vai responder ao telefone "miúda!", sem que seja preciso eu avisar ou dizer uma só palavra!

há vozes que nos fazem tão bem...
há pessoas com vozes assim... uma delas é a Rita...

1 Comments:

Blogger andrea said...

olha nem mais... fico contente que exista alguém assim também... sabes hoje em dia com tanto stress e imcompreensões que andam por aí... sabe bem saber onde temos o nosso lugar, onde e com quem nos sentimos seguros...

16:23  

Enviar um comentário

<< Home

html hit counter
Get a free hit counter here.